Galeria VIP Só Babados

Lupercio Abatti

Galeria VIP Só Fotos

Lupercio Abatti

Financeiro

Cristiano Brasil

Em foco

Tânia Duarte

Espaço VIP

Vivi Felisbino Ramos

Colunista

Cristiano Brasil
Financeiro
Cristiano Brasil
Financeiro

 

Princípio 10/90

            Já teve dias em que você acordou e parece que deu tudo errado? Que foi ocorrendo acontecimentos desagradáveis, no seu dia, um após o outro, destruíndo seu dia completamente?

            Já passou por algo assim?

            Vou falar agora de um princípio que, se você usar no seu dia-a-dia, poderá mudar a sua vida drasticamente para melhor!

            Esse princípio mostra a relação entre o que TEMOS CONTROLE e o que não TEMOS CONTROLE sobre o que acontece em nossas vidas.

            De acordo com Stephen Covey, escritor americano de best sellers sobre produtividade, 10% do que acontece em nossa vida, não temos controle algum, pois são fatos que ocorrem em nossas vidas. Já os 90% é o significado, a importância que damos a esse fato. 90% é a nossa reação a esses fatos, que podem determinar como será nosso dia, nosso futuro.

            Imagine, só image, você no trânsito e alguém vem e lhe corta a frente, freia bruscamente na sua frente ou bate de leve em seu carro.  Isso é o fato e representa 10% e está totalmente fora do seu controle, poderia ter ocorrido com qualquer pessoa, mas ocorreu com você, nesse momento.

            90% é como você vai reagir nesse fato.

            Você vai esbravejar, vai brigar, gritar, ficar nervoso, descer do carro e querer bater na outra pessoa que bateu em seu carro?  Ai se o outro também desce do carro nervoso, inicia uma discussão verbal acalorada, inicia uma luta corporal, imagine isso. Os dois vão parar na delegacia. Você perdeu os compromissos do trabalho. Você ficou envergonhado perante sua família, vizinhos e amigos. Você num lampejo de raiva e ira, acabou com seu dia e ainda gerou transtornos futuros.

            Mas agora imagine outra situação, ocorreu o fato no trânsito, você se aborreceu mas deixou pra lá ou simplesmente desceu do carro, viu que arranhou seu carro, você pensa, isso não vai acabar com meu dia, pois foi só um arranhão.

            Notou a diferença de desfecho nessas duas histórias?

            E assim realmente é que será!  Pois é você que vai dizer como será seu dia, de acordo com a sua reação a tudo o que lhe acontece no seu dia!  90% representa a sua reação e está totalmente no seu controle.

            Que maravilha!!! Agora você sabe que 90% da sua vida está sob seu controle e que apenas 10%, apenas 10% é o acaso que ocorre sem seu controle.

            Você não pode controlar uma chuva, bem no dia que você planejou um passeio com a familia ou com os amigos, mas você pode controlar sua reação e seus sentimentos com relação a isso.

            Se seu esposo ou sua esposa lhe disse algo grosseiro, isso é o fato, os 10%. A sua resposta a isso é o que vai determinar como será seu dia e seu relacionamento com a outra pessoa.

            Se seu filho derramou café em sua roupa, na hora de ir ao trabalho e você se atrasou, qual a sua reação?

            Se você ouviu alguém falando mal de você no trabalho, esse é o fato. Qual será sua reação?

            Perdeu o emprego? Vai ficar lamentando, se vitimizando, perder o sono, ficar angustiado, perder energia. Isso não vai adiantar nada. Qual o significado desse fato na sua vida? Qual será a reação que você terá?

            Dependendo da sua reação, os desfechos do seu dia e do seu futuro poderão ser totalmente diferentes.

            Mude sua realidade!  Mude seu futuro, controlando seu emocional e suas reações, pois você controla 90% de tudo que ocorre na sua vida.

            Como vai reagir a isso que estou lhe dizendo?

            Tenha uma extraordinária semana!

Cristiano Brasil

* Os textos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores!
Revista Online
Jornal Online