Galeria VIP Só Fotos

Lupercio Abatti

Financeiro

Cristiano Brasil

Em foco

Tânia Duarte

Espaço VIP

Vivi Felisbino Ramos

Colunista

Cristiano Brasil
Financeiro
Cristiano Brasil
Financeiro

 

 

 

Fases da vida Financeira

        Nossa vida financeira obedece a ciclos. Esses ciclos são bem definidos de acordo com a nossa idade. É importante que tenhamos em mente, qual ciclo financeiro estamos inseridos nesse momento para verificar se estamos agindo de forma a ter uma vida financeira tranquila no futuro.

        O primeiro Ciclo, que vai do nascimento até os 20 anos, é quando o indivíduo fica consumindo a renda dos pais. Nessa fase, o jovem tende a ter uma renda baixa estagiando ou recebendo mesada dos pais.

        No segundo Ciclo, que vai dos 20 anos até 50 anos, é quando o indivíduo começa a construir família. Nesta fase, que é a fase mais produtiva, você deve poupar, fazer investimentos, pensar em seguro de vida e construir um colchão financeiro, para as emergências do dia-a-dia.

        Nesta fase, você deve correr mais riscos nos investimentos, para buscar maiores rentabilidades.

        No terceiro Ciclo, que vai dos 50 aos 65 anos, o indivíduo deve ser cauteloso com relação a correr riscos com seu dinheiro e patrimônio acumulados até então.

        Nesta fase, os investimentos devem ser mais conservadores, em renda fixa.

        Já no quarto Ciclo financeiro, que inicia nos 65 anos e vai até o final da vida, o indivíduo pode agora aproveitar tudo o que acumulou no Terceiro Ciclo, o ciclo da produção e acumulação. É hora de resgatar o dinheiro que poupou e investiu durante anos. É hora de aproveitar o tempo com os netos.

       Enfim, isso funciona para quem se programou de acordo com esses ciclos.

       Quem não poupa e não investe, está fadado a ter que viver, na sua velhice, com a aposentadoria do governo, que na maioria das vezes não supri as necessidades básicas de uma pessoa nessa idade, que demanda de maiores gastos com remédios e médicos.

      Por isso, pare e pense: Você está poupando, pensando no seu futuro financeiro?

 

Cristiano Brasil

 

* Os textos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores!
Revista Online
Jornal Online