Live e Muita Música

Live e Muita Música

Traveling... Viajando!

Traveling... Viajando!

Red Carpet

Red Carpet

Holofotes

Holofotes

Galeria VIP Só Fotos

Lupercio Abatti

Financeiro

Cristiano Brasil

Em foco

Tânia Duarte

Espaço VIP

Vivi Felisbino Ramos

Colunista

Red Carpet
Red Carpet
Red Carpet
Red Carpet

 

 

 

 

 

REDCarpet

A Revista Espaço VIP tem o prazer de contar um pouco desta história...

 

Nerci Angela Ostetto Hoffmann

 

O Red Carpet desta edição traz um pouco da história da professora Nerci Angela Ostetto Hoffmann. Com 37 anos de carreira, Nerci foi uma professora competente, educadora consciente, colega afável, amiga leal, filha dedicada, tia carinhosa, irmã solidária, esposa compreensiva e mãe cuidadosa. Generosa é a palavra mais completa para defini-la

Nerci nasceu no dia 29 de outubro de 1950, em Nova Veneza. É Filha de Flávio Ostetto e dona Laura Cecconi Ostetto (In memoriam), era a segunda mulher de quatro filhos do casal. Descendente de imigrantes italianos oriundos de Módena, na Itália, Nerci é um exemplo de uma italiana pura. Ela passou a sua infância em sua cidade natal até completar a 8ª série. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Abílio César Borges, onde foi aluna de 1958 a 1967.

Católica batizada, participava também, na época, de um grupo de teatro infantil patrocinado pela Paróquia. Em 1968, uma proposta de emprego para seu pai, fez com que toda família se mudasse para Araranguá. Completou o 2º grau no Colégio Normal de Araranguá.

 

 Magistério

 

Nerci começou a trabalhar aos 18 anos, como professora em regime de eventualidade, numa escola mantida pelo município de Araranguá, até a sua efetivação. Iniciou sua carreira na rede pública Estadual, como professora, 1973, como consequência de aprovação em concurso público. Assumiu seu cargo na Escola Estadual Reunida Francisco Haas, em Papanduva-SC, onde exerceu suas funções até 1974, quando obteve transferência para a Escola Básica Alinor Vieira Corte.

Nerci prestou vestibular em 1975. Aprovada no concurso, ingressou na Faculdade de Ciências e Letras de Mafra, diplomando-se ao final do curso. Recebeu o título de Letras - Licenciatura Plena, no mesmo instante que foi removida à pedido para o Grupo Escolar Sofia Quinta de Souza, Itaiópolis- -SC e também lecionou a disciplina de história e geografia na Escola Básica São João Batista.

 A professora optou preferencialmente pelo exercício do magistério na escola pública, pois sempre estudou em colégio público. “Tinha uma relação maternal com os alunos, porém sempre mantendo o princípio da autoridade não autoritária. A escola era minha segunda casa e minha casa era uma extensão da escola, onde recebia vários alunos para aulas de recuperação”, relembra.

Família Casou-se com Osni Luiz Hoffmann em 1975 e no ano seguinte recebeu o maior presente de sua vida, quando nasceu sua primeira filha, Vivian. Já residindo em Araranguá, em 1979, passou a atuar na Escola Básica Dolvina Leite de Medeiros, no bairro Urussanguinha, ao mesmo tempo que foi presenteada com seu segundo filho, Anderson. Também foi motivo de muita alegria quando em 2005 nasceu sua única neta Camila. A professora Nerci, tanto dedicou a maior parte de sua vida profissional em prol da comunidade de Urussanguinha, que foi nomeada diretora nos últimos quatro anos antes de conquistar sua primeira aposentadoria.

O mês de janeiro de 1981, foi marcado por um terrível flagelo que abalou toda a família, sua irmã mais velha faleceu vítima de um câncer e pelo seu legado, na época, uma escola estadual localizada no bairro Polícia Rodoviária, recebeu o nome de EEB. Professora Neusa Ostetto Cardoso.

 

Uma vida dedicada à Educação

 

Em 1988, concluiu sua especialização em Língua Portuguesa e trabalhou também no período de 1986 a 1995 na rede privada, no Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Professora por vocação e apaixonada por aquilo que fazia, mesmo depois de aposentada pelo governo do Estado, continuou sua jornada pela educação, como Apoio Pedagógico na EEB. Operária, Professora ACT na EEB. Bernardino Sena Campos, ambas em Araranguá e Professora ACT na EEB. Osvaldo Reis, no município de Brusque-SC. Na rede municipal, também trabalhou como Coordenadora de creche, diretora de escola e Coordenadora do Programa PET, compreendendo os anos de 1997 a 2008. Também lecionou pelo SESI, com Educação de Jovens e Adultos. Em 2010, merecidamente conquistou sua 2ª aposentadoria. Seu currículo acumulado de mais de 8 mil horas de curso de especialização e aperfeiçoamento, sempre demonstrou claramente sua intenção do aprender permanente.

 A professora Nerci Angela Ostetto Hoffmann é possuidora de uma grande característica, ser altruísta. Por isso, deu continuidade a sua jornada de maneira voluntária, participando de diversas atividades no Lions Águas Verdes, na Igreja Católica e ainda faz filantropia nas comunidades carentes.

 

* Os textos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores!
Revista Online
Jornal Online