Aproximadamente 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc.

Vida ao campus: aproximadamente 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc

Universidade retoma atividades 100% presenciais em clima de reencontro e esperança (Fotos: Daniela Savi/Maikol Cardoso/ AgeCom)

Os corredores da Unesc ganharam um colorido especial nesta segunda-feira (21/2). Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, com aulas virtuais e híbridas, os 13 mil alunos da Universidade retornaram para as salas de aula de forma presencial. A máscara e o álcool em gel para higienização constante das mãos vão fazer parte da rotina dos acadêmicos, mas com um novo incremento: o contato visual com o professor e com os colegas de turma, algo esperado por muitos estudantes ao longo de todo esse tempo. Para garantir a segurança de todos, a estrutura da Universidade foi preparada para receber os calouros e veteranos dos 42 cursos de graduação, seguindo as recomendações dos órgãos competentes e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do retorno das atividades presenciais.

Isabel Valim, de 26 anos, é moradora do bairro Cidade Mineira, em Criciúma, e saiu de casa cedinho para a sua primeira aula do tão sonhado curso, a Psicologia. No seu primeiro dia de aula como acadêmica da Unesc, ela contou com o apoio do esposo para levá-la até a Universidade e dos monitores para orientar sobre o local de aula.  “Estou muito feliz, pois sinto a necessidade de aprender mais e sei que aqui vou poder adquirir todos os conhecimentos necessários para a minha carreira”, contou ela com os olhos brilhando.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica os espaços da Universidade também seguem com sinalização e monitoramento para evitar aglomerações, além de mapas e monitores para dar todo o suporte aos calouros e veteranos.

Suporte

Os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de participar das aulas presenciais devem acessar as coordenações dos cursos e apresentar requerimento com justificativa para permanência de modo remoto síncrono. Nestes casos, avaliados pelas coordenações dos cursos, os estudantes devem acompanhar as aulas ao vivo de forma remota.

Matrículas seguem abertas

Apesar de o pontapé inicial já ter sido dado, ainda é possível garantir o ingresso nos cursos de graduação da Unesc. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac), que atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 8h30 às 19h. A equipe está disponível para esclarecimentos sobre o retorno, para atendimentos referentes à renegociação e demais informações sobre matrículas e rematrículas. Os acadêmicos de cursos em modelo de Educação à Distância (EAD) ou híbridos (semipresenciais) iniciarão as atividades em 2 de março.

Colaboração: UNESC

Você pode gostar

Open chat