Dicas para cuidar das mãos no inverno

Dicas para cuidar das mãos no inverno

No inverno, as mãos tendem a ficar ásperas e com rachaduras. Veja as dicas da Corpo a Corpo para cuidar delas na época do frio e mantê-las macias em qualquer estação

Reportagem: Carla Festucci

            Não tem jeito! É só a temperatura baixar e as mãos já começam a ficar mais ásperas, ressecadas, podendo muitas vezes surgir rachaduras e até pequenos cortes. "A pele da mão está em grande contato com substâncias que podem ressecá-las, e isso tende a se agravar no inverno", comenta Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe (SP). Por isso, os cuidados devem ser redobrados nessa estação para que elas continuem sempre macias.

            Pensando em ajudar você nessa tarefa, a Corpo a Corpo conversou com três especialistas, que lhe dão dicas de como cuidar das mãos nesta época gelada do ano. Então, arregace as mangas e mãos à obra - literalmente!

Hidratação constante

            Na época de frio, as mãos devem ser hidratadas várias vezes ao dia. Quando for escolher seu creme hidratante, prefira os que tiverem em sua fórmula ativos como ureia, ceramidas, silicone, vitamina E, silício lipossolúvel, dimeticona, lactato de amônio, alantoína e manteigas como a de karitê e manga. Uma dica é colocar luvas para dormir logo após aplicar o creme, para que os ativos penetrem mais na pele.          

            "Na higiene, opte por sabonetes suaves, que não contenham antissépticos fortes ou irritantes e, de preferência, que contenham componentes hidratantes", indica o dermatologista Murilo Drummond, professor titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (RJ). "Evite também lavar excessivamente as mãos, sem necessidade, e não utilize água muito quente para não retirar o manto hidrolipídico natural que hidrata nossa pele", alerta Jardis Volpe. 

Rachaduras? Não, obrigada!

            No frio, é comum as rachaduras aparecerem. Para prevenir-se delas, a hidratação deve ser feita várias vezes ao dia. "Evite também o contato com produtos que possam aumentar o ressecamento, como sabões e detergentes. Nesse caso, utilize luvas protetoras quando for lavar louça ou roupa, por exemplo", aconselha a dermatologista da Clínica Splendore de Campinas (SP) Mônica Felici, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

            Caso as fissuras surjam, existem medicamentos contendo corticóides, mas que, segundo Murilo Drummond, precisam de orientação médica pois, em excesso, podem ter efeito contrário. "Também podemos utilizar cremes cicatrizantes que contenham D Pantenol", complementa Mônica.

Filtro solar nelas 

            Isso mesmo, SOLAR! Não é porque está frio que o astro rei deixa de emanar seus raios UVA e UVB. "O filtro solar é fundamental mesmo no inverno para prevenir o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis. Seu uso nas mãos deve ser diário e após ser aplicado o hidratante", esclarece Mônica Felici.

Tratamentos...

            Segundo Drummond, a época fria é boa para se fazer um peeling médio de mãos, entre eles o de ácido tricloroacético. "Esse tratamento promove a diminuição das manchas e renovação celular", conta o especialista. 

            Em casos mais graves de ressecamento, os dermatologistas contam ainda com o recurso de hidratação injetável, que são aplicações mensais de ácido hialurônico de baixo peso com o intuito de hidratar as camadas mais profundas da pele, devolvendo viço, maciez e jovialidade às mãos. "O tratamento é feito com aplicações mensais, entre 3 e 4 sessões, e podem ser repetidas a cada seis meses, se necessário", explica Volpe.

Fonte: https://corpoacorpo.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/dicas-para-cuidar-das-maos-no-inverno/2364 

Você pode gostar

Open chat