Chegando próximo dos festejos da padroeira, a imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe dos Homens navegou pelas águas do Rio Araranguá no último sábado (21) em uma procissão fluvial com diversas embarcações. A bordo do Capitão dos Ganchos, a padroeira da cidade seguiu do Morro dos Conventos até o centro da cidade, em um evento que reúne cada vez mais peregrinos ao longo dos anos.
A procissão pelas águas do Araranguá remonta à chegada da imagem original no fim do século XIX, vinda do porto de Laguna, e é uma bênção especial para aqueles que moram às margens do rio e também utilizam os barcos para passeio ou trabalho.
A Mãe dos Homens passou por comunidades históricas como Canjiquinha, Manhoso, Rio dos Anjos, Volta Curta, entre outras localidades, chegando finalmente ao deck da ponte pênsil do bairro Barranca, local em que voltou à terra firme.
Participaram da romaria os Guardiões de Nossa Senhora, festeiros, noveneiros, devotos em embarcações diversas, além de romeiros que saudavam a imagem nas margens do rio ao longo da procissão. O padre e reitor do Santuário Diocesano, Pe. Jonas Emerim Velho, acompanhou todo o percurso que finalizou na comunidade da Barranca.