Semana de inaugurações em Jacinto

Semana de inaugurações em Jacinto

Nesta terça, ponte reconstruída foi inaugurada na comunidade de Tigre Preto. Na quarta, após adiamento, será a vez da escola do bairro Gávea

Até o encerramento da atual gestão municipal, mesmo restando menos de três semanas, pelo menos cinco inaugurações estão previstas em Jacinto Machado, além de pavimentações com início já encaminhadas. Nesta terça, a celebração da entrega de antiga reivindicação da comunidade foi registrada no interior do município, onde foi reestruturada a ponte que cruza o rio da Pedra, que dá acesso às localidades de Tigre Preto e Costão da Pedra. Na quarta acontece a inauguração da nova escola Albino Zanatta, que foi adiada da última sexta-feira.

Mesmo não sendo morador de Jacinto Machado, se você teve a oportunidade de conhecer a beleza dos canyons da Serra Geral - como o Fortaleza, por exemplo -, certamente já cruzou o rio da Pedra e passou pelas comunidades de Tigre Preto e Serra da Pedra. Talvez até tenha vivido um pouco do drama dos moradores em períodos de chuva intensa, em que o alto volume de águas pode impedir o acesso por vários dias.

Essa era a situação que muitas famílias do campo e até turistas em visita aos canyons e pousadas enfrentavam até pouco tempo, quando a fúria da natureza superava a passagem molhada sobre o rio e não permitia a travessia de veículos. “Em muitas ocasiões que estava chovendo e nós estávamos com hóspedes, eu ficava imaginando o que faria se a ponte não desse passagem”, lembra Édio Cechinel, agricultor e proprietário de uma pousada naquela região. “Agora já é diferente. Pode até chover, mas a gente sabe que vai dar pra passar em direção à cidade”, completa.

Seu Édio é um dos muitos moradores que comemorou a reestruturação da ponte sobre o rio da Pedra, que foi totalmente reconstruída e elevada, permitindo uma maior vazão das águas e evitando que as comunidades fiquem isoladas em períodos de fortes chuvas. “Sem dúvidas uma obra muito importante pra nós, que dependemos dessa travessia pro nosso dia a dia, seja pro trabalho ou pra outros afazeres”, acrescenta Gilson Klen da Silva, também morador da região.

A inauguração da ponte, que recebeu investimentos na ordem de R$ 95 mil, foi realizada na manhã desta terça, com presença do prefeito Antônio de Fáveri, do vice Adelor Emerich, dos secretários municipais de Obras, Adair de Almeida, Saúde, Ana Back, Administração, Márcio Abatti, responsável pela Educação, Valmir Possamai, diretora de Turismo, Aline Matias Bernardo e de muitos moradores das comunidades beneficiadas. “Essa obra foi um compromisso assumido por nós a partir de um pedido da comunidade. Cadastramos projetos junto aos governos estadual e federal e fomos em busca de recursos. Numa oportunidade, inclusive, os moradores nos procuraram manifestando que, se construíssemos as cabeceiras, eles se responsabilizariam pelas madeiras para que a ponte pudesse ser erguida. Mas, é claro que não consideramos isso justo, pois os agricultores já dão a sua contribuição todos os dias com seu trabalho. Então, fizemos as economias possíveis e conseguimos entregar essa obra que tanto vai beneficiar a população e o turismo do nosso município”, explicou o prefeito durante a solenidade de inauguração.

Além de permitir o acesso a importantes pontos turísticos e pousadas do interior de Jacinto Machado, a ponte serve também para o escoamento da produção agrícola, como a banana e o maracujá, fundamentais para a economia do município.

Inaugurações

Na manhã desta quarta será a vez da entrega da nova estrutura da escola municipal Albino Zanatta, do bairro Gávea. A solenidade havia sido marcada para a última sexta-feira, mas precisou ser adiada devido ao mau tempo, que impediu a finalização dos trabalhos na área externa da instituição.

Além desta obra, mais inaugurações estão previstas para a próxima semana. A nova unidade de saúde do bairro Arizona, a Capela Mortuária e a pavimentação da praça da comunidade de Cotovelo estão na lista.

Colaboração: Assessoria Jacinto Machado. 

Você pode gostar

Open chat